Ao passar dos anos, vimos que o segurado do INSS pouco conhece sobre sua real e atual situação frente ao sonhado plano de aposentadoria.
Nestes tempos difíceis que a epidemia impôs à sociedade, houve um aumento significativo de segurados buscando assessoria especializada em Direito Previdenciário com o propósito de conhecer e se atualizar sobre sua vida de segurado, bem como a possibilidade de um planejamento para aposentadoria da melhor forma.
Este procedimento imprescindível, se inicia com o acesso a plataforma on-line “MEU.INSS.GOV.BR”, para que se tenha o acesso ao documento considerado “pleno” pelo INSS para os cálculos e planejamento previdenciário, ou seja, o “CNIS” – Cadastro Nacional de Informações Sociais.
Ocorre que sob os olhos de um especialista, será possível com uma análise aprofundada suprir qualquer inconsistência de informações que eventualmente conste no CNIS e que podem prejudicar o planejamento da sonhada aposentadoria, erros tais como não constar contribuições de um determinado período, não constar registro de empresas onde se trabalhou ou valores incorretos ou ausência de contribuições e outros mais.
É de se lembrar que com a Reforma Previdenciária é necessário estudos e cálculos que incidem com base nas regras pós e posterior a Reforma Previdenciária, o que pode alterar de forma significativa as opções de aposentadoria, destacando que o INSS não tem mais a obrigação de apresentar para o segurado a melhor opção de aposentadoria, portanto não se deixe levar pelo que está demonstrado na plataforma MEU INSS, pois sim é necessário atualização com o CNIS e uma série de simulações que demonstrarão as opções de aposentadoria com a melhor R.M.I. – Remuneração Mensal Individual para o segurado tomar assim a melhor decisão, aliás uma decisão que será para a vida toda, não é mesmo?!
Desta forma fica a dica de ouro, ou da vida! Busque por uma Análise Técnica Previdenciária com um especialista em Direito Previdenciário e obtenha informações que tome a melhor decisão sobre o requerimento e planejamento de sua aposentadoria.
Autor: Marco Cantuária Ribeiro é advogado especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário.