Fique Atento(a)! O Escritório “Cantuária Ribeiro Advogados” alerta sobre o “Golpe do Falso Advogado”

COMPLIANCE, anticorrupção na Petrobras ?!!

Uma palavra tomou pauta no noticiários nestes tempos em que à corrupção está tão relacionada com a maior empresa do Brasil: o COMPLIANCE Do inglês comply de executar, cumprir ou realizar algo imposto, esta palavra institui já há anos o nome de uma ferramenta de gestão a ser implementada dentro das empresas, é um pilar da boa governança corporativa, pois na medida que fortalece os controles internos da instituição, também mitiga os riscos atrelados à reputação e imagem da empresa, disseminando os mais elevados padrões éticos.

Isto deve ser naturalmente construído com o ” tom” de cima para baixo. É da presidência e sua diretoria que os demais escalões da empresa devem receber e sentir com clareza o objetivo do combate à corrupção. A chamada auditoria de COMPLIANCE institui sistematicamente novos procedimentos de acompanhamento e controle sobre os setores de maior exposição em negócios e ganhos na relação com clientes, estabelecendo conformidade e regulamentos internos e externos, bem como abre novos canais de comunicações e outros mecanismos para que todos os setores da empresa tenham acesso a canais de comunicação sobre irregularidades ou denúncias.

O aperfeiçoamento das relações negociais e pessoais na empresa por meio de uma nova metodologia aplicada também é fator importante para a construção de uma “nova” empresa com “novos” padrões éticos e de governança. Adotar um programa de COMPLIANCE na empresa depende de profissionais experientes, que conheçam o mundo empresarial e dos negócios, conhecendo setor à setor a fim de se analisar riscos em sistemas e operações, criando possíveis e novos procedimentos para segurança da empresa em negócios e operações, preservando a imagem da empresa e elevando o nível de credibilidade da empresa.

A auditoria em COMPLIANCE empresarial se tornou conhecida e respeitada por sua importância quando a empresa alemã Siemens, na década de 90 teve sua imagem relacionada com corrupção em negócios por todo o mundo, e assim após uma medida corajosa houve a demissão de todos os diretores e presidentes no mundo, iniciando assim a auditoria COMPLIANCE que tomou definitivamente o cuidado com a Siemens, estabelecendo no decorrer dos anos a construção e integridade desta marca.

Como muitas vezes ocorre com as chamadas soluções relacionado à prevenção, a auditoria COMPLIANCE também já teve seus custos considerados caros para implantação, mas estudos demonstraram que imensamente mais caro é a não implantação do COMPLIANCE, permitindo que atos de corrupção sejam instituídos na cultura da empresa.

Portanto, a auditoria COMPLIANCE que pode ser permanente e interna como a melhor opção deve ser investimento desde o início das empresas, o que não é o caso da Petrobras, já que o anúncio de contratação da auditoria COMPLIANCE acontece apenas após a ruína da empresa. Gestores se tornam extraordinários quando na condução de suas empresas acreditam que o juridico preventivo é o que leva a empresa a ganhos e consequentemente ao topo, ao sucesso!

COMPLIANCE é uma das auditorias do módulo auditoria jurídica empresarial da Cantuária Ribeiro Sociedade de Advogados.