Muito se tem questionado a respeito do direito dos filhos de pais separados durante a pandemia do Coronavírus. Quando se fala em isolamento, como ficam os finais de semana alternados? Os feriados? O pagamento de pensão alimentícia?
Vivemos um momento sem precedentes, que modificou a vida e a rotina de nossa sociedade, não havendo, nesses casos, uma legislação específica.
Diante disso, as partes devem buscar o consenso e o bom senso, evitando-se, nesse momento e na medida do possível, a esfera judicial. Nesse contexto, o ambiente virtual tem sido importante para evitar o distanciamento familiar, contudo, essa alternativa e o isolamento em si não podem ser usados para impedir o contato físico entre pais e filhos. Por esse motivo, não havendo acordo, e com o descumprimento de determinação judicial quanto à visitas/pensão alimentícia, será necessário levar essa discussão ao Judiciário, que analisará a realidade de cada um dos lares em que está inserida a rotina da criança, bem como as medidas de segurança adotadas por ambos os genitores no combate à doença, a fim de garantir o bem-estar e saúde da criança em primeiro lugar.