Fique Atento(a)! O Escritório “Cantuária Ribeiro Advogados” alerta sobre o “Golpe do Falso Advogado”

O que fazer enquanto esperamos a Reforma da Previdência?

Mesmo tão importante para o País, mexendo tanto com milhões de vidas de brasileiros, a votação da Reforma da Previdência, na expectativa mais otimista dada esta semana pelo presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ), ocorrerá até o final do ano. O relatório foi lido nesta semana na Comissão Especial que analisa a matéria.

Além da votação da matéria ainda temos toda a sua regulamentação e essa parte levara outro tempo enorme de negociações entre governo, Congresso e sociedade.  Enquanto tudo isto não acontece, o povo brasileiro precisa saber: Como está a Previdência hoje? Como ficará nos próximos meses? Vou perder ou ganhar se esperar seis meses ou um ano para me aposentar? O que vai mudar na nossa vida e em que prazo com a Reforma?

Antes de mais nada nós da Cantuária Ribeiro Sociedade de Advogados estamos sempre aconselhando a todos que façam uma análise previdenciária preventiva de sua situação. Cada caso é um caso. Você para ter segurança de que atitudes tomar, deve ter em mãos seus cálculos previdenciários atuais e alguém que saiba analisá-los.

São tantos pequenos detalhes e como encontrá-los, que o melhor a fazer é procurar profissionais com experiência no assunto.  Só como exemplo você tem que juntar suas carteiras de trabalho, pedir ao INSS um levantamento das suas contribuições, um cálculo de quanto tempo falta para se aposentar. Muitas vezes não sabemos, mas a empresa na qual trabalhamos pode ter recolhido o INSS e não ter repassado os recursos para o governo. O que fazer neste caso? Quando mudamos de emprego e ficamos sem carteira assinada, quanto tempo isso pode atrasar nossa aposentadoria?

Enquanto a Reforma que vai mudar tanta coisa na Previdência não é aprovada, é bom prestar atenção nos detalhes que afetam seu dia hoje. De qualquer forma, em relação à Reforma, ela ainda falta ser votada na Comissão Especial da Câmara, para depois ser votada em dois turnos no Plenário da Casa. Daí em caso de aprovação, ela é enviada ao Senado, onde começa toda uma nova tramitação, desde a Comissão de Constituição e Justiça, até novamente votação em dois turnos no Plenário do Senado. Se não houver mudanças do texto da Câmara para o Senado, a Reforma da Previdência segue para promulgação pelo presidente da República.